PUB


 

 

Educação do profissional no futuro

2008
jmbguerra@gmail.com
Licenciado em Psicologia com especialização nas Organizações e no Trabalho. Consultor em Desenvolvimento Pessoal e Organizacional. Formador nas Áreas Comportamentais em regime presencial e à distância. Colaborador de várias empresas em diversos projectos, nomeadamente ao nível PME, InPME e no desenvolvimento de cursos para formato e-learning.

A- A A+
Educação do profissional no futuro

 

O que é que vai garantir o sucesso do profissional no futuro?

Com a globalização e o fácil acesso à informação, qual será a educação necessária para definir competência, inteligência ideal, tipo de formação e capacidade de gestão?

Estamos a assistir a profundas alterações no conceito do profissional ideal, nos seus valores e nas suas qualificações. Hoje, o bom desempenho académico já não é garantia de sucesso profissional e os Testes de Q. I. já não garantem seja o que for, como afirma Robert J. Sternberg *. O professor R. Sternberg refere que é preciso muito mais do que as habilitações académicas tradicionais, é necessário um conjunto de habilidades intelectuais desenvolvidas por padrões próprios ou adquiridos, cujas habilidades o professor classifica como "inteligência prática".

Estamos a falar nomeadamente de Inteligência Emocional e Social determinantes para o sucesso, associado a valores que se estão a transformar e, consequentemente, a educação do homem será baseada em novos conceitos. Por outro lado, Peter Drucker, o célebre guru da gestão, infelizmente já falecido, dizia-nos que o verdadeiro desenvolvimento que já tinha visto nalguns colaboradores de algumas Empresas, provinha do seu trabalho como voluntários numa organização, salientando-nos desta forma que o mundo dos negócios e das relações humanas irá realmente desenvolver-se quando aprendermos a trabalhar nas organizações sociais sem fins lucrativos como voluntários, aprendendo desta forma a conhecer os nossos reais valores e por conseguinte desenvolvermos melhor o nosso potencial.

A educação para o profissional do futuro será pautada por valores morais, em compromisso com a verdade, com o futuro das pessoas que fazem parte da organização. Parafraseando R. Sternberg, esta será formada por novos hábitos, de amor, ética, integridade e de auto conhecimento, permitindo ao homem moderno renovar-se intimamente na edificação de toda uma sociedade em mudança.

*  Professor de Psicologia e Educação da IBM e do Departamento de Psicologia da Universidade de Yale

 

Website:

http://jguerra.com.sapo.pt