PUB


 

 

A influência que a relação familiar pode exercer no paciente pós cirurgia bariátrica

2009
lara_braga@yahoo.com.br
Bacharel em Psicologia em Processos de atenção a saúde pela Unijorge (Brasil). Capacitação em Psicólogo Perito Examinador de Trânsito responsável pela avaliação psicológica.

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Psicologia do Centro Universitário Jorge Amado como pré-requisito parcial para a obtenção do grau de psicólogo

A- A A+
A influência que a relação familiar pode exercer no paciente pós cirurgia bariátrica Nova página 1

Esse trabalho tem como base um estudo de caso clínico de característica qualitativa sobre as possíveis influências que uma família pode exercer sobre um paciente que passou pela cirurgia bariátrica. Esse método foi escolhido para obter maior compreensão de como a família e o paciente se comportam após a cirurgia, já que não se pode excluir a família de um problema tão complexo como a obesidade. Foi feita uma entrevista semi-estruturada com uma pessoa que já fez a cirurgia de redução de estômago, sobre as modificações de comportamento nas relações familiares e sociais que as envolvem após a cirurgia. O resultado analisado apontou que a cirurgia bariátrica pode exerce uma influência nas relações familiares, redefinindo os papeis desempenhados pelos membros dentro do sistema, colaborando com o processo de tratamento. Para isso fez-se necessário primeiro verificar as características clinicas da obesidade, as co-morbidades psiquiátricas mais freqüentes em pacientes obesos, e o conceito de sistema familiar.

 Ler texto integral em PDF