PUB


 

 

Orientação profissional em escola pública: Uma análise de relatos de experiência

2009
naigaspar@yaho.com.br
Graduanda do curso de Psicologia do Centro Universitário Jorge Amado (Brasil)

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Psicologia do Centro Universitário Jorge Amado como pré-requisito parcial para a obtenção do grau de psicólogo

A- A A+
Orientação profissional em escola pública: Uma análise de relatos de experiência  Nova página 1

Este trabalho se propõe a investigar se existem modelos específicos de aplicação de orientação profissional à realidade da escola pública e/ou se é necessária uma nova proposta a fim de atender as necessidades deste público. Para isso, foi realizada uma análise de artigos que abordem o tema da orientação profissional em escola pública, sua aplicação e resultados, sendo selecionadas pesquisas realizadas em diferentes fases do desenvolvimento educacional e em diferentes regiões do Brasil, selecionando desta forma artigos do ano de 2003 a 2009. A partir do estudo do histórico da orientação profissional e dos dados obtidos sobre a prática realizada atualmente ficou em evidência a importância e a necessidade da orientação profissional na escola pública, além do fato de que não existe um modelo específico que se adeque a esse contexto, a essa realidade. Conclui-se que há uma importância de investimentos teóricos e metodológicos para o desenvolvimento da orientação profissional neste campo.

 Ler texto integral em PDF