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Motivação para a prática e não prática no desporto escolar

2009
veigasjorge@hotmail.com
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

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Motivação para a prática e não prática no desporto escolar Nova página 1

O presente estudo objectiva investigar as motivações que levam os jovens à prática e não prática do desporto escolar. A amostra foi constituída por alunos de ambos os sexos, das diversas escolas de Vila Real, um total de 289 inquiridos, sendo 182 não praticantes e 107 praticantes. Foram aplicados como instrumentos: o Questionário de Motivação para as Actividades Desportivas - QMAD versão traduzida e adaptada (Frias & Serpa, 1991) da versão original Participation Motivation Questioner - PMQ (Gill, Gross & Huddleston, 1983); e o Inquérito de Motivações para a Ausência de Actividade Desportiva – IMAAD, desenvolvido por Pereira e Vasconcelos-Raposo (1997) validado por Fernandes (2005). Os resultados evidenciam como motivos mais importantes para a prática ‘estar em boa condição física’, ‘atingir um nível desportivo mais elevado’ e ‘manter a forma’ e os menos importantes ‘ser conhecido’, ‘ter a sensação de ser importante’ e ‘ pretexto para sair de casa’. Os motivos mais importantes para a não prática são ‘ os horários disponíveis das instalações não são adequados’, ‘falta de iniciativas desportivas por parte da autarquia’ e ‘têm outras coisas para fazer’. As análises comparativas demonstram que as variáveis independentes influenciam, positiva e negativamente, os jovens na prática e não prática desportiva.

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