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A orientação valorativa como explicação das atividades dos hábitos de lazer em jovens brasileiros: um estudo em termos das bases normativas da diversão

2006
nsformiga@yahoo.com
Mestre em psicologia social pela universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto no departamento de psicologia da Universidade Federal da Paraíba.

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As discussões a respeito da qualidade de diversão vivida pelo jovem vêm sendo um motivo de preocupação na escola, família e clubes de recreação. Independente do tipo se questiona até que ponto estas atividades promovem comportamentos que venham a inibir a quebra de normas sociais e qualificar a relação interpessoal e formação de valores humanos, visando uma produção benéfica quanto aos fatores psicológicos e sociais no jovem. Os estudos sobre valores têm trazido grandes contribuições na explicação dos fenômenos sociais, principalmente por este construto ser capaz de orientar o comportamento dos indivíduos. 710 jovens, ambos os gêneros e idade entre 11 e 22 anos responderam o questionário dos valores humanos básicos e das atividades dos hábitos de lazer. A partir de uma regressão linear, a função psicossocial de experimentação predisse os hábitos hedonistas, os quais visam o próprio prazer; já a normativa, interacional e suprapessoal predisseram diretamente os hábitos instrutivos, os quais direciona o sujeito a formação cultural e intelectual. Com isso, os valores visam o cumprimento das normas sociais, sendo capazes de inibir comportamentos socialmente indesejáveis que venham ocorrer nessas atividades.

Palavras-chave: Valores humanos; Hábitos de lazer; Análise de regressão

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